Capim cidró

Nome científico: Cymbopogon citratus

Família: Gramineae.

Nomes populares:

Capim-cheiroso, capim-cidrão, capim-cidreira, capim-santo, chá-de-estrada, erva-cidreira.














ASPECTOS BOTÂNICOS

Planta herbácea, perene, que cresce cerca de 1 m em altura e forma touceiras de perfilhos ao nível do solo. Suas folhas longas e estreitas têm forte cheiro que lembra o limão, bordo liso, cortante, nervura central grossa. Apresenta textura áspera ao tato e permanece mais ereta que a citronela. O florescimento é raro, e as flores, eventualmente formadas, são estéreis. As folhas são muito aromáticas.

capim cidreira.jpg, 92kB

FITOQUÍMICA

As folhas contêm óleos essenciais ricos em:

- aldeídos flavonoides e alcaloides: citrol (mistura dos aldeídos neral e geraniol),citral (antiespasmódico, antimicrobiano, inseticida e repelente), citronelal, borneol, linalol, nerol, cineol, geraniol, terpineol. O conteúdo de citral varia de 86,10 a 95,25%.

- cetonas: mentona, cimbopogona;

- ácidos: acético, p-cumárico, caféico, citronélico, gerânico e capróico;

- ésteres;

- sesquiterpenos e terpenos, canfeno, mirceno (analgésico), a e b-pineno, terpinoleno, a-canforeno, limoneno, dipenteno;

- saponinas.


PARTES UTILIZADAS

Folhas, rizoma e raízes frescas ou secas.


INDICAÇÕES

Usada para dores estomacais, distúrbios renais, catarro, tosse, indigestão, gastralgias, feridas, úlceras, contusões, resfriado, conjuntivite, vômitos, eczemas, ansiedade, cólicas menstruais e intestinais, entorse, tensão muscular e cefaléia.


FARMACOLOGIA

Tem ação na diminuição da atividade motora, no aumento do período de sono, anticonvulsionante, antiespasmódica e analgésica.


ATIVIDADE BIOLOGICA

As folhas demonstram atividade antimutagênica em Salmonella tryphimurium. O óleo essencial apresenta atividade antibacteriana e antifúngica. Os extratos etanólicos apresentam atividade contra os áscaris. O extrato aquoso demonstra um efeito ansiolítico.

O óleo essencial da planta tem ação fungistática sobre alguns fungos dermatogênicos humanos (Trichophyton rubrum, T. mentagrophyres e Microsporium canis) e que infectam sementes de cereais (Aspergilius e Penicillium). É repelente de mosquitos e serve como desodorante natural. O extrato da planta apresenta forte ação bactericida sobre o vibrião do cólera.


FORMAS DE USO

Decocção, infusão e unguento.


TOXICOLOGIA

Doses concentradas podem provocar aborto, baixar demasiadamente a pressão e causar desmaios. O óleo tem ação irritante sobre a pele de alguns animais.


OUTRAS PROPRIEDADES

A essência é amarelada, aromática e ardente. A planta é indicada para proteção de encostas, barrancos e estradas, devido ao sistema radicular vigoroso e agregador, além de permitir uma ótima cobertura de solo.

As folhas picadas e acondicionadas em sachês servem para aromatizar roupas e repelir insetos.

A planta fornece óleo essencial para perfumaria.

Servida fria, a infusão passa a ser bebida refrigerante.