Boldo-da-terra

Nome científico: Coleus barbatus

SINÔNIMOS BOTÂNICOS Coleus barbatus Benth., Coleus forskohlii (Willd.) Briq., Plectranthus barbatus Andr., Plectranthus forskohlii Willd.

Família: Lamiaceae

Nomes populares

Alumã, boldo, boldo-chileno, boldo-de-jardim, boldo-do-brasil, boldo-do-chile, boldo-falso, boldo-nacional, boldo-silvestre, erva-cidreira, falso-boldo, malva-amarga, malva-santa, sete-dores, sete-sangrias, tapete-de-oxalá.

boldo.jpg

Flores de boldo-da-terra

ASPECTOS BOTÂNICOS

Arbusto originário da África, atinge de 1 a 2 metros de altura, apresenta folhas aveludadas e produz flores azuladas.

FITOQUÍMICA

- Barbatusol, barbatol, colenol, coleol, cariocal,

- Barbatusina, ciclobutatusina, coliona,

- Óleo essencial (rico em guaieno e fenchona), ferruginol, forskolina.

- As folhas frescas contêm 0,1% de óleo essencial e folhas secas ao ar 0,3%.

boldo.jpg

PARTES UTILIZADAS

Folhas frescas, raízes.

INDICAÇÕES

Asma, bronquite, diarréia (extrato cru das folhas é antiviral), fadiga do fígado, distúrbios intestinais, hepatite, cólica e congestão do fígado, obstipação, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica, insônia, ressaca alcoólica.

FARMACOLOGIA

Antidispéptica, antirreumática, broncodilatadora, calmante, cardioativa, carminativa, colagoga, colerética, estomáquica, hepática, hiposecretora gástrica, hipotensora, tônica.

FORMAS DE USO

Folhas amassadas em álcool: 20 g da planta fresca em 100 ml de álcool. Tomar 20 a 40 gotas até 3 vezes ao dia.

Sumo: amassar 2 folhas frescas em 1 copo e completar com água. Aguardar 5 horas e tomar (2 a 3 vezes ao dias).

Chá e lava-pé: ferver algumas folhas. Esfriar e usar em banhos antes de dormir (insônia).

TOXICOLOGIA

Doses elevadas podem provocar irritação da mucosa do estômago.

CONTRAINDICAÇÕES

Pessoas com úlceras/gastrite.